GARAGEM 360

10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)

10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)

Confira maneiras de aumentar a vida útil do seu carro (Foto: Freepik)

Tão certo como abastecer um carro é que, mais cedo ou mais tarde, será preciso gastar com manutenção. Desta maneira, confira dicas de como poupar grana nesse processo.

Ações simples no dia a dia podem evitar grandes problemas no veículo (Foto: Freepik)

Como economizar na manutenção do carro

Tão caro como comprar um veículo novo é manter seus custos rotineiros para uma experiência tranquila.

Desta forma, a manutenção preventiva é a saída mais recomendada para quem não quer ter dor de cabeça quanto a gravidade de problemas e consequentemente os valores elevados de seus concertos.

Segundo especialistas, os cuidados diários, simples e baratos, podem ser muito eficazes para evitar danos mais complexos no automóvel e prolongar a vida útil dos componentes.

Confira dez dicas básicas de manutenção preventiva apontadas pelo superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, Leonardo Furtado.

Problemas quando antecipados evitam gastos desnecessários e mantém a segurança (Foto: Pexels)

Oléo e filtro

Provavelmente os componentes mais importantes para o funcionamento mecânico do veículo, óleo e filtro, precisam estar em níveis recomendados de acordo com o manual do carro.

Aditivos para arrefecimento

Para esse componente, indica-se completar o reservatório dentro dos níveis indicados com compostos desmineralizados e não simplesmente água, como muita gente faz, principalmente em carros mais antigos.

Os aditivos também são importantes na proporção 50%, ou seja, 1 litro de aditivo para 1 litro de água desmineralizada;

Calibragem dos pneus

Pneus fora da sua condição ideal reduzem a estabilidade do veículo, assim como sua segurança, além de aumentar o consumo de combustível.

O indicado é que, pelo menos uma vez por mês, se calibre os pneus do carro de acordo com as medidas indicados pelo fabricante. Atente-se também as boas condições do pneu usado para estepe.

Alinhamento e balanceamento

Com impacto direto nas condições dos pneus, o alinhamento e balanceamento do veículo são necessários para uma rodagem uniforme.

Este serviço é recomendado ao realizar manutenções em partes mecânicas específicas no veículo.

Freio e fluido

Um dos quesitos que causa mais preocupação nas pessoas (e com razão), são os freios de um carro.

E para garantir que esse sistema esteja em ordem, é necessário verificar as condições dos freios, sem misturar os fluidos.

Trocar velas

Importantes para ”fortalecer” o veículo, as velas costumam durar bastante tempo (cerca de 50 mil km), mas precisam ser verificadas para aumentar a potência do carro.

Farol e lanternas

Outro ponto importante ao se dirigir é a iluminação que o veículo emite, tanto para ver como para ser visto, além de ser crucial para desviar de eventuais percalços na via.

Desta forma, é necessário conferir se não há lâmpadas queimadas no carro, assim como regular os faróis.

Filtro de ar

Um item que muita gente dá pouca atenção e que faz diferença na vida útil do veículo é o filtro de ar.

A limpeza do filtro garante ar limpo dentro do veículo e isso garante saúde, principalmente para quem costuma andar com o vidro fechado.

Limpeza do TBI

TBI, chamado por alguns de “borboleta”, é uma peça responsável pela entrada de ar no motor. Quanto mais ela abre, mais ar entra e o carro adquire mais potência, já que o que entra na câmara de combustão é uma mistura de ar e combustível.

Desta forma, a limpeza desse componente garante que o motor não receba substâncias impuras, diferente do recomendado.

Sistema de alimentação

O sistema de alimentação, que possui itens como filtro de combustível e bicos injetores, não tem custo alto de manutenção, mas com seu bom funcionamento, garantem mais autonomia ao veículo.

Sair da versão mobile