GARAGEM 360

Acessórios INDISPENSÁVEIS para uma viagem de carro

Veja quais itens não podem faltar antes de uma viagem de carro - Foto: Freepik

Novembro tem dois feriados nacionais: Finados (2) e Proclamação da República (15), além do Dia do Evangélico (30), em alguns estados. Com tanto tempo para descansar, alguns itens não podem ser esquecidos em uma viagem de carro.

Uma viagem de carro só é segura com os itens obrigatórios – Foto: Freepik

O que não pode faltar em uma viagem de carro

O gerente de pós-vendas da Ford Slaviero de Curitiba, Renato Sliva, explica que existem acessórios para reforçar a segurança dos ocupantes, outros veículos e pedestres.

“O conhecimento sobre esses acessórios automobilísticos é importante não apenas para garantir a segurança dos ocupantes, mas também para evitar penalidades. A falta ou mau funcionamento desses itens pode resultar em multas.”

Renato cita o Programa Rota 2030, que prevê a evolução técnica, a partir do desenvolvimento tecnológico e melhorias na qualidade dos automóveis.

Veja as adequações previstas:

A maioria já são conhecidos e exigidos pelo CONTRAN.

“Alguns itens são obrigatórios por razões óbvias, mas é preciso ficar atento em itens que podem parecer supérfluos, como os encostos de cabeça, que impedem que a cabeça do motorista, e dos passageiros, seja jogada para trás em caso de acidentes, reduzindo o risco de lesões no pescoço”. 

Os espelhos também são itens de segurança obrigatórios, pois oferecem uma ampla visão da via, permitindo manobras prudentes e seguras”, explica o gerente.

Ferramentas de segurança obrigatórias

São obrigatórios:

Macaco, assim como estepe e triângulo, são itens obrigatórios – Foto: Garagem 360

Manutenção em dias garante maior segurança

Antes de pegar a estrada, é fundamental verificar não só a eficácia dos itens obrigatórios e de segurança, mas também fazer a manutenção do veículo. 

Renato reforça que existem outros aspectos que merecem atenção ao viajar com a família, sobretudo a parte mecânica do veículo.

“Durante a revisão, são verificadas a conservação e o funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Se forem identificadas falhas ou problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável realizará a substituição preventiva de algumas peças”, ressalta. 

Por fim, ele aconselha a investir em revisões programadas, assim você pode evitar surpresas e custos mais altos do que uma simples manutenção corretiva. No mais, boa viagem!

 

Sair da versão mobile