GARAGEM 360

Veja calendário e valores do licenciamento 2023 em Sergipe

Veja calendário e valores do licenciamento 2023 em Sergipe

Carros trafegando em via de Aracaju: licenciamento 2023 em Sergipe tem calendário definido (Foto: Cleverton Ribeiro/ MTur)

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) divulgou o calendário com as datas de vencimento da taxa do licenciamento 2023 para os veículos registrados no Estado. O pagamento antecipado, que dá direito a desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do próximo exercício, o IPVA 2023, vence no final do mês de março.

Saiba como efetivar o licenciamento 2023 em Sergipe

Boletos do licenciamento 2023 em Sergipe começam a vencer no fim de março (Foto: Marcos Rodrigues/Governo de Sergipe)

O valor da taxa anual de licenciamento em Sergipe é de R$ 147,48, independentemente da marca, modelo ou ano de fabricação do veículo.

Para o licenciamento 2023 em Sergipe, o proprietário de veículo terá até o dia 31 de março para pagar a cota única com desconto, juntamente com o IPVA SE 2023. O pagamento sem desconto será iniciado com as placas finais 1 e 2 no dia 28 de abril, terminando com as placas final 0 em 30 de novembro. 

Existe ainda a possibilidade de aguardar o mês correspondente ao final de placa para o pagamento do valor integral do Licenciamento Anual 2022 (sem desconto no IPVA), seguindo a tabela. Nessa modalidade também é possível parcelar via cartão de crédito.

Confira o calendário:

(Foto: Divulgação/Sefaz-SE)

O passo inicial para a regularização do licenciamento 2023 em Sergipe é a quitação de todos os tributos relacionados ao veículo – além da taxa de licenciamento, o IPVA SE 2023 e as multas de trânsito, se houver. 

Para o pagamento da taxa de licenciamento será possível emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) somente a partir de janeiro, pelo site do Detran-SE. O pagamento pode ser feito na rede bancária conveniada: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

Somente após a confirmação e registro do pagamento de todos os tributos será possível, para o proprietário de veículo, emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para a circulação no sistema viário.

Lembre-se de que a falta de licenciamento pode gerar outros prejuízos ao proprietário do veículo. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta de pagamento do tributo é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na CNH. Além disso, o carro será retido até que os débitos do veículo sejam regularizados.

Sair da versão mobile