GARAGEM 360

CNH pode ser emitida por cartórios no RJ; saiba como fazer

Motorista fluminense já pode tirar a CNH em cartório (Foto; Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) assinaram convênio para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartórios de registro civil do Estado. 

O atendimento ao público teve início na última quarta-feira (25) em 16 cartórios localizados em diversos pontos do Estado, como os bairros do Catete, Botafogo, Ilha do Governador, Centro, Barra, São Cristóvão e Santa Cruz, na capital, além dos municípios de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Maricá, Duque de Caxias e Nova Friburgo.

O objetivo é ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia de Covid-19.

(Foto: Divulgação)

Veja os serviços disponíveis nos cartórios e como fazer para obter a CNH

Nova CNH

Os serviços disponíveis para o público nos cartórios relacionados à CNH são: 

Primeira e segunda via 

Renovação

Alteração de dados do motorista 

Alteração de categoria da carteira

O convênio entre Detran.RJ e Arpen-RJ é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Até o mês que vem, com a adesão de novos cartórios, a estimativa é que estejam sendo emitidas cerca de 30 mil CNHs por mês.

“O Detran.RJ quer facilitar, cada vez mais, a vida dos cidadãos fluminenses, seja em serviços digitais ou presenciais. Já oferecemos a carteira de identidade digital para a população, além do Posto Digital, que viabiliza diversos serviços para os proprietários de veículos com o uso de celular ou computador”, enumera o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

“Ao disponibilizarmos os cartórios como postos de atendimento, cresce a capilaridade e também a agilidade na emissão das carteiras, já que não haverá necessidade de agendamento”, destaca o presidente da Arpen-RJ, Humberto Monteiro da Costa. “Estamos empenhados em tornar os cartórios cada vez mais em Ofícios da Cidadania, facilitando a vida do cidadão no que diz respeito aos atos mais primordiais da vida civil”, afirma.

Objetivo é diminuir as filas no Detran-RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)

Como fazer

O usuário não precisará realizar agendamento para o atendimento. Basta chegar ao cartório com os seguintes documentos: carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. 

O Documento Único de Arrecadação (Duda) deverá ser pago previamente no banco Bradesco. Pelo serviço, os cartórios cobrarão uma taxa de conveniência (extra) de R$ 44,30.

Cartórios participantes na primeira fase

Os dias e horários de funcionamento para emissão da CNH variam de acordo com cada cartório. O usuário deve ligar antes para se informar.

De acordo com o Detran-RJ, no prazo de cerca de 20 dias, o serviço deve ser ampliado e outros 33 cartórios fluminenses estarão capacitados para a emissão da CNH. 

Sair da versão mobile