GARAGEM 360

CNH Social: DF disponibiliza lista de chamada do programa

Veja algumas infrações de pontos que não geram pontos na CNH

(Foto: Divulgação)

A lista com os selecionados para o programa CNH Social no DF já está disponível. Ao todo, 29.262 cidadãos se inscreveram para a solicitação do benefício, no entanto, apenas 5 mil terão acesso ao documento gratuito.

CNH Social (Foto: Senatran)

Lista de convocados para CNH Social do DF já pode ser conferida

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), divulgou o resultado do Programa Habilitação Social. A consulta pode ser feita de forma individual e realizada direto no Portal de Serviços do Departamento, por meio do link: portal.detran.df.gov.br, na aba Habilitação e na opção Carteira de Habilitação Social.

Conforme previsto na Instrução nº 179, de 18 de março de 2022, o cidadão contemplado no Programa Habilitação Social de 2022 deverá agendar a coleta biométrica para atendimento a partir do dia 16 de novembro 11 até o dia 16 de dezembro.

A marcação prévia poderá ser feita pelo aplicativo Detran Digital (Detran-DF) ou ainda pelo Portal de Serviços (portal.detran.df.gov.br), a partir de hoje.

Documentação necessária

No dia e hora agendados para a biometria, os selecionados para obtenção da CNH Social deverão apresentar os seguintes documentos:

Após a coleta biométrica, os candidatos selecionados terão o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos em uma clínica participante do programa. Após o recebimento do resultado dos exames, se o candidato for considerado apto, terá 30 dias para matricular-se em um Centro de Formação de Condutores.

Todo o processo é gratuito (Foto: Detran Ceará)

Mais de 29 mil inscritos

Ao todo, 29.262 pessoas solicitaram inscrição no programa do Detran-DF, que irá disponibilizar até cinco mil vagas a pessoas de baixa renda, inscritas no CADÚnico, para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação. Consulte aqui o resultado da CNH Social 2022.

Para quem o programa é destinado

De forma geral, o objetivo do programa CNH Social, também conhecido como CNH Popular, é fazer com que pessoas de baixa renda possam emitir a CNH, uma vez que o documento pode ser a chave para a conquista de um novo emprego, por exemplo, bem como ter mais autonomia.

Através do benefício, os contemplados realizam todo o processo de emissão da habilitação de forma 100% gratuita, o que envolve as taxas do Detran, aulas práticas e teóricas e os exames.

Porém, é importante destacar que por mais que seja um programa federal, não são todos os estados que dispõem do benefício. Cada estado tem autonomia para decidir se disponibilizará o programa para os cidadãos e a quantidade de vagas disponíveis. Para isso, a consulta deve ser feita no Detran de cada estado.

Imagem Ilustrativa (Foto: reprodução)

 

Sair da versão mobile