GARAGEM 360

Consórcio de carro: vale investir ou é furada? Veja tudo sobre

Consórcio de carro: vale investir ou é furada? Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Vale a pena participar de um consórcio de carro? Milhares de brasileiros acreditam que sim. Em 2023, o setor movimentou R$ 316,7 bilhões em 2023, um crescimento de 25,6% na comparação com 2022 (dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). 

Apesar do crescimento, essa modalidade de aquisição de bens tem gerado muitas dúvidas e debate. Para te ajudar a ter uma melhor visão e decisão, vamos analisar os pontos positivos e negativos. Acompanhe!

Vale a pena participar de consórcio de carro? Foto: Freepik

Consórcio de carro: vale investir ou é furada?

Depende do seu perfil. O consórcio é um sistema de compra coletiva em que um grupo de pessoas se une para adquirir um bem, no caso um carro. Cada participante paga as parcelas mensais e por meios de sorteios ou lances, um ou mais integrantes são contemplados com a carta de crédito. 

Em termos leigos, a operadora junta o dinheiro da parcela de todos os participantes e sorteia a carta de crédito com esse valor. Cada um recebe a sua carta de crédito, uns antes outros depois, vai depender da sorte ou do lance (o que vier primeiro). 

Leia também:

Consórcio ou financiamento de carro? Entenda as diferenças e a melhor opção para você

Vantagens do consórcio de carro

Desvantagens do consórcio

No final a escolha ou não pelo consórcio vai depender do seu perfil. Se puder esperar para ter o tão sonhado carro, o consórcio é para você. Caso não, procure o financiamento.

 

Sair da versão mobile