GARAGEM 360

Detran-PE libera atendimento sem hora marcada para quem perdeu a placa na chuva

Detran-PE libera atendimento sem hora marcada para quem perdeu a placa na chuva

Saiba como fazer o emplacamento no Detran-PE (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Devido às fortes chuvas registradas neste verão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) liberou o atendimento sem hora marcada para os motoristas que perderam a placa do carro em alagamentos. A autarquia alerta os motoristas nessa situação para que tomem providências o mais rapidamente possível. O serviço está sendo disponibilizado sem agendamento até o dia 24 de fevereiro.

Saiba como obter o atendimento sem hora marcada para emplacamento

Reemplacamento é feito com placas no padrão Mercosul (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE)

O motorista que perdeu a placa do carro na chuva por conta de alagamentos deve procurar o ponto de atendimento do Detran-PE mais perto de casa. A solicitação da ordem de emplacamento pode ser feita na sede, na Iputinga, nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). De posse da ordem, basta ir  até uma das empresas de placas credenciadas para providenciar o emplacamento.

Para fazer a solicitação de nova placa dianteira, não é necessário realizar vistoria prévia. Já, no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular.

Nos veículos que ainda estejam registrados com placa cinza, após vistoria, terão colocado o par de placas no padrão Mercosul. Aqueles que já possuíam a placa Mercosul e que perderam a peça traseira também devem passar por vistoria e ter solicitada a ordem de emplacamento.

Confira os valores dos serviços do Detran-PE:

Os preços do emplacamento são estipulados por cada empresa credenciada, diretamente à qual o pagamento deve ser feito.

Veja quais são os documentos necessários para o reemplacamento:

O Detran-PE alerta para o fato de que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem qualquer uma das placas de identificação é Infração gravíssima, resultando aos infratores sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 293,47. Além disso, o carro fica apreendido no depósito do órgão até que sua regularização seja providenciada.

Sair da versão mobile