GARAGEM 360

Ford anuncia acordo com trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

A Ford Cargo 1722 rolls off the line at the Ford Trucks plant in São Bernardo do Campo, Brazil. Um caminhão Cargo 1722 sai da fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo, Brasil.

A Ford anunciou nesta terça-feira (30) que chegou a um acordo com os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Segundo o comunicado da montadora, o combinado coletivo foi feito em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Acordo com trabalhadores

Os funcionários impactados pela decisão do encerramento das atividades da planta terão Plano de Demissão Incentivada (PDI), apoio psicológico, e programa de requalificação profissional com cursos realizados  em parceria com o sindicato.

LEIA MAIS: Fusca, Chevette e Opala são os clássicos mais procurados e vendidos na OLX; veja a lista completa

Preço da gasolina supera os R$ 5 em São Paulo; confira os carros mais econômicos do Brasil

A Ford também cita uma possível antecipação do encerramento das atividades de manufatura, mas sem explicar como isso seria benéfico aos funcionários.

Compensação financeira

De acordo com a marca, a compensação financeira oferecida será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo.

A Ford informa que as conversas com potenciais compradores da fábrica do ABC paulista continuam. Nas últimas semanas, o grupo CAOA demonstrou interesse no complexo, mas alguns desentendimentos com o governo paulista fizeram o negócio esfriar.

Carros clássicos

Construída nos anos 1950, a planta de São Bernardo do Campo foi feita pela Willys Overland, passando para as mãos da Ford após a marca absorver o antigo grupo. Um dos modelos históricos montado no local foi o Galaxie.

Ele só teve uma geração no Brasil, mas nos Estados Unidos foram quatro modelos diferentes. Na galeria, relembre a evolução do sedã.

 

Sair da versão mobile