GARAGEM 360

Ford reativa divisão de veículos comerciais no Brasil

Fprd

A nova Divisão de Veículos Comerciais oferecerá vários serviços para proprietários da nova Transit (Foto: Divulgação/Ford)

A Ford vem preparando diversas novidades para o setor de comerciais leves. Uma delas foi anunciada pela marca na última segunda-feira (13/09). A montadora norte-americana anunciou a reativação da Divisão de Veículos Comerciais aqui no Brasil.

Esta nova divisão será responsável, por exemplo, por atender os futuros donos da Transit, que será lançada ainda neste ano. E não será a primeira vez que algo parecido será feito. A marca costumava fabricar caminhões no ABC Paulista. Mas a fábrica foi fechada.

Ford Transit (Foto: Divulgação/Ford)

Ford reativa divisão de veículos comerciais no Brasil

A chegada desta divisão é bastante importante para a marca. Isso porque ela faz parte da nova organização mundial global conhecida como Ford Pro. De acordo com a mesma, ela irá oferecer uma estrutura dedicada de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor. Destaque ainda para os serviços de conectividade.

“A Ford é líder mundial em veículos comerciais, conhece esse consumidor melhor do que ninguém. Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, fala Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, em comunicado.

Ford Transit (Foto: Divulgação/Ford)

Aproveite e veja: Nissan Kicks 2022 tem como destaques novos itens de segurança

Além do Brasil, a área de atuação da divisão será em todos os outros países da América do Sul. E estes mercados terão uma novidade até o fim do ano. A Ford Transit já está sendo fabricada no Uruguai e será exportada em outros lugares. Um deles será o Brasil.

A fábrica da Nordex foi o local escolhido para a fabricação do novo modelo. Segundo a montadora, este é um fruto da pareceria da Ford com a empresa de manufatura. Foram investidos US$ 50 milhões para a construção da planta. Nossos vizinhos passam a integrar a lista de países que produzem a Transit. Agora, o total é de cinco países.

Testes e versão elétrica

A versão elétrica da Transit já está disponível na Europa (Foto: Divulgação/Ford)

Mas não são só os uruguaios que fizeram parte de todo o processo de desenvolvimento dela. Houve a participação também de engenheiros brasileiros e dos centros de engenharia da fabricante da Inglaterra e da Alemanha.

Uma parceria entre eles foi feita para a realização de  diversos testes no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford no estado da Bahia e no Campo de Provas de Tatuí.

O lançamento da Ford Transit em terras brasileiras acontecerá ainda em 2021. A princípio, duas versões para passageiros (Minibus) serão oferecidas. Uma delas pode carregar 15 ou 16 passageiros. Já a outra pode levar 18 ou 19 pessoas. Sem falar da versão vidrada – sem os bancos traseiros.

Agora, as versões de carga chegarão mais tarde. A montadora diz que os clientes poderão escolher entre duas opções de cabine (média e longa). Transformadores e adaptadores também estarão a disposição de quem quiser fazer modificações.

Ainda existe a expectativa para chegada da versão elétrica nos próximos anos . Chamada de E-Transit, ela chegará ao mercado europeu em breve.

Ford Connect e pós-venda

Serviço FordPass Connect também estará no Brasil (Foto: Divulgação/Ford)

Os futuros proprietários do novo comercial leve contarão com algumas facilidades. Pensando na conectividade, o carro virá com um modem exclusivo. Com o FordPass Connect, o motorista pode consultar diversas informações do veículo importantes e agendar serviços.

Além de poder travar e destravar as portas e dar a partida do veículo. Destaque ainda para o alerta de modos de falha. O mesmo modem e todos os sistemas eletrônicos do carro trabalham em conjunto para identificar problemas. A assistência 24 horas entrará em ação em casos de problemas mais graves.

Um outro pilar importante da Divisão de Veículos Comerciais que a Ford está lançando é o pós-venda. A marca conta que os donos da Transit contarão com mais de 100 concessionárias preparadas para atendê-los. Um canal na Central Atendimento Ford estará disponível para atender exclusivamente os clientes da divisão.

Sair da versão mobile