GARAGEM 360

Grande montadora firma contrato para desenvolver baterias de carros elétricos

Grande montadora firma contrato para desenvolver baterias de carros elétricos

Futuro eletrificado é o lema de vários montadoras e baseia os acordos atuais do segmento automotivo (Foto: Freepik)

A Stellantis, grupo do setor automotivo que engloba várias montadoras, anunciou neste fim de semana que passará a investir também em baterias para carros elétricos.

Acordo da Stellantis com a Alliance Nickel faz parte do plano de descarbonização da montadora (Foto: Reuters)

Acordo para desenvolver baterias de carros elétricos

O novo acordo da Stellantis em busca de materiais para baterias de veículos elétricos foi firmado com a Alliance Nickel, desenvolvedora de níquel, e garantirá o fornecimento de 170 mil toneladas de sulfato de níquel e 12 mil toneladas de sulfato de colbato em cinco anos.

Os valores representam cerca de 40% da produção anual estimada no Projeto NiWest Nickel-Cobalt na Austrália Ocidental.

O NiWest é um projeto de desenvolvimento de matérias-primas que produzirá aproximadamente 90 mil toneladas de níquel para baterias para o crescente mercado de veículos elétricos.

Além disso, a Stellantis fechou acordo para compra de 9,2 milhões de euros em novas ações da Alliance Nickel, com uma participação de 11,5% e direito de nomear um diretor para o conselho da empresa.

Em vista dos planos eletrificados da marca, a Stellantis está estabelecendo acordos pontuais para o fornecimento de materiais essenciais de produção de veículos elétricos.

Desta forma, a montadora já estabeleceu acordos recentes com empresas do mundo todo dos segmentos de cobre, lítio, energia renovável, sulfato de manganês, entre outras.

Também neste fim de semana, a Stellantis confirmou o novo carro da Fiat para o mercado brasileiro que deve chegar com perfil ”popular”, uma vez que o modelo usará a plataforma do Citroën C3.

Acordo firmado pela Stellantis neste fim de semana foi mais dentre os negócios que baseiam os planos da marca rumo ao ”futuro eletrificado” (Foto: Divulgação)

Planos elétricos da Stellantis

O negócio firmado pela Stellantis reforça o objetivo de assegurar matérias-primas para a produção de veículos elétricos, um dos principais focos da montadora.

Desta forma, esse acordo é mais um que compõe o plano estratégico ”Dare Forward 2030” da marca, que busca atingir 100% de veículos elétricos a bateria (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa nos próximos sete anos.

Além disso, a montadora espera também alcançar o índice de 50% do mix de vendas de carros de passeio e picapes nos Estados Unidos até 2030.

Como plano de descarbonização, a fabricante pretende reduzir o nível de C02 em seus veículos pela metade até o fim da década.

Por fim, a Stellantis busca atingir o carbono neutro até 2038 com compensação percentual de um dígito nas emissões restantes.

Sair da versão mobile