GARAGEM 360

IPVA AM 2023: calendário, valores, descontos e alíquotas

IPVA AM 2023: calendário, valores, descontos e alíquotas do imposto no Amazonas

IPVA AM 2023: veja calendário, valores, descontos e alíquotas do imposto no Amazonas (Foto: Garagem 360/Gridmidia)

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores relativo a este ano, o IPVA AM 2023. Como em anos anteriores, o pagamento do tributo poderá dividido em três parcelas mensais, com descontos para quem optar pelo pagamento antecipado em cota única.

Saiba tudo sobre o IPVA AM 2023

Desconto no IPVA 2023 no Amazonas pode chegar a 10% (Foto: Divulgação/Agência Amazonas)

A cobrança começa em março deste ano, seguindo um esquema de acordo com o dígito final da placa do veículo. Haverá desconto de 10%, para quem quitar o tributo com dois meses de antecedência, e de 5%, para o pagamento antecipado em um mês.

Confira o calendário do IPVA AM 2023:

(Fonte: Sefaz-AM)

Valores e alíquotas do imposto

A Sefaz-AM também divulgou a tabela com os valores de mercado dos automóveis, motocicletas e caminhões com fabricação de 2008 até 2022, que serve como base de cálculo do IPVA AM 2023. Veículos com data de fabricação anterior a 2008 são isentos de IPVA no Amazonas. Você pode consultar a tabela nesta página da Sefaz-AM, clicando em ‘Tabela Base de Cálculo 2022’.

Sobre os valores da tabela, incidem as seguintes alíquotas:

As guias para pagamento devem ser geradas nesta página da Sefaz-AM, clicando no link ‘IPVA – Lançamento e Impressão’.

Sefaz-AM divulgou os valores de mercado dos veículos para cálculo do IPVA AM 2023 (Foto: Shutterstock)

A Sefaz-AM esclarece que a falta de recolhimento do imposto ou de sua impugnação no prazo legal implica a inscrição na Dívida Ativa do Estado em até 90 dias, com acréscimo de multa de mora, calculada à taxa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%, além de juros de mora equivalentes à taxa Selic, calculados a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% no mês do pagamento. 

Sair da versão mobile