GARAGEM 360

8 itens de segurança para verificar na hora de comprar carro usado

Itens de segurança para analisar na hora de comprar um carro

Itens de segurança para analisar na hora de comprar um carro (Foto: Pixabay)

Comprar um carro é sempre motivo de empolgação. No entanto, quando o assunto é carro usado ou seminovo é extremamente essencial verificar determinados itens de segurança. Confira quais são eles.

Confira os itens de segurança para analisar na hora de comprar um carro (Foto: Pixabay)

Segurança é um dos pilares na hora de decidir comprar um carro usado

Na hora de comprar um veículo, seja ele novo ou usado, determinadas questões são  essenciais que sejam analisadas, como os itens de segurança, por exemplo.

Para método de comparação, a Ipsos fez uma pesquisa mostrando o que as pessoas costumam considerar antes de comprar um automóvel, e o top 3 é: preço, eficiência do combustível e itens de segurança. Dessa forma, fica claro como o tema é um dos pilares na hora de adquirir um veículo novo.

Para te ajudar sobre o tema, confira uma lista dos itens de segurança mais importantes de serem analisados na hora de comprar um carro usado. A mesma foi formulada pelo diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis, Gustavo Braga.

Quais itens de segurança analisar quando comprar um carro usado

Airbags frontais são obrigatórios para carros fabricados a partir de 2014 (Foto: Pixabay)

Itens de segurança, continue lendo

Hoje é exigida a presença do Isofix, que é o padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis. Elas devem ficar presas em ganchos soldados na carroceria, ao invés dos cintos de segurança.

O sistema Isofiz confere maior segurança na fixação de cadeirinha infantil (Foto: Freepik)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

O indicado é realizar um test drive para verificar o sistema de freio (Foto: Pixabay)

Os freios ABS são obrigatórios desde 2014 para carros novos. Esse equipamento é um auxílio eletrônico de segurança que tende a evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência, mas é preciso averiguar em quais condições o dispositivo se encontra. Barulhos na hora da frenagem e trepidações ao frear podem indicar problemas eletroeletrônicos, defeitos nos sensores e necessidade de manutenção.

 

“O mercado de compra e venda de usados e seminovos pode esconder surpresas desagradáveis, como golpes financeiros, carros problemáticos e até mesmo situações potencialmente perigosas em encontros com vendedores desconhecidos. Por isso, não tenha medo ou vergonha de recorrer a um mecânico profissional para conferir esses parâmetros para você. Sua segurança em primeiro lugar!”, finaliza e orienta o diretor da Carupi.

Gustavo Braga é diretor de comunicação da Carupi

 

Sair da versão mobile