GARAGEM 360

Licenciamento AM 2023: veja calendário, valor da taxa e como pagar

Com emissLicenciamento CE 2023: veja calendário, valor da taxa e como pagarão online de documentos, licenciamento antecipado cresce em SP

Após atualizado, CRLV-e pode ser impresso em papel comum (Foto: Divulgação/Detran-AM)

Proprietários de veículos registrados no Amazonas precisam ficar atentos para o prazo de efetivação do licenciamento anual, que neste ano segue o calendário do IPVA AM 2023, com vencimentos a partir do dia 31 de maio. Dentro do pacote de reajustes feitos pelo governo amazonense nas taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) em dezembro último, o valor do Licenciamento AM 2023 ficou 66% mais caro.

Saiba tudo sobre o Licenciamento AM 2023

Veículos apreendidos no pátio do Detran-AM, por falta de licenciamento (Foto: Detran-AM)

Como seguem o calendário do IPVA AM 2023, os prazos para o Licenciamento AM 2023 são os seguintes, de acordo com o dígito final da placa do veículo:

O valor da taxa de licenciamento devida ao Detran-AM foi reajustado de R$ 81,60 para 135,50. Além dessa taxa, o licenciamento anual de um veículo só é concluído com o pagamento do IPVA e de eventuais multas de trânsito pendentes – o valor do Seguro DPVAT se manteve zerado em 2023. 

Se qualquer um desses tributos não for pago, o veículo não será considerado licenciado e, caso seja parado pela fiscalização, poderá ser apreendido.

O departamento lembra que atualmente, nas blitze do Detran-AM já é possível fazer o pagamento do licenciamento em atraso por meio do cartão de crédito ou débito. Isso impede a remoção do veículo, visto a irregularidade ter sido sanada, mas não evita a autuação pelo licenciamento em atraso.

Como licenciar veículo no Amazonas

Desconto no IPVA 2023 no Amazonas pode chegar a 10% (Foto: Divulgação/Agência Amazonas)

O Licenciamento AM 2023 pode ser providenciado de forma online, com a geração de boleto nesta página do portal de serviços do Detran-AM. Quem preferir, pode emitir o boleto no próprio Detran-AM, mediante prévio agendamento – pessoas com atendimento prioritário garantido em lei não precisam agendar.

O boleto pode ser pago no Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica (incluindo casas lotéricas), caixas eletrônicos da rede 24 Horas ou nos terminais de auto-atendimento e nos aplicativos desses bancos.

Após o pagamento de todos os tributos, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos eletrônico (CRLV-e) fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), assim como no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), visto que o documento em papel moeda não é mais fornecido pelos Detrans de todo o País. 

Se o motorista preferir, pode imprimir o documento diretamente do app ou do site para carregar consigo.

Sair da versão mobile