GARAGEM 360

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil

Não são raras as pessoas que conhecem o famoso crash test, experiência preparatória de segurança automotiva mundo afora, porém, pela primeira vez o teste foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!

Foto: Divulgação

Marcopolo faz crash teste em ônibus elétrico

A Marcopolo, uma das principais fabricantes de carroceria de ônibus no Brasil, realizou um inédito teste de impacto em ônibus elétrico do país.

O crash test inédito por aqui foi executado no modelo elétrico Attivi Integral,com o objetivo de consolidar a garantia de segurança total para passageiros e operadores.

Após os testes na traseira constatou-se que o Attivi Integral conta com estrutura resistente à impactos acima do exigido pelas normas existentes.

Além disso, também não foi verificado durante os eventos, riscos para os ocupantes, assim como quaisquer danos às baterias.

Foto: Divulgação

Modelos elétricos urbanos

O teste de impacto realizado na traseira do ônibus Attivi Integral teve como finalidade reproduzir a incidência de colisões nas ruas do país, onde esse tipo de acidente é o mais comum.

Dessa forma, como a bateria dos ônibus são instaladas justamente nesta parte do veículo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

A preservação do item passa pela simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do modelo para resistência a impactos sem que a deformação decorrente da ação afete o conjunto de baterias.

Attivi Integral

O Marcopolo Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que conta com a aplicação da tecnologia nacional e chassi Low Entry.

O modelo possui motor elétrico de 350 kW de potência máxima e 336 kgfm de torque, além de eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar e sistema de freios Knorr.

As baterias são CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia que variam entre 250 e 280 km.

Confira o motivo pelo qual você não deve deixar de carregar a bateria de um veículos elétrico! 

O Attivi Integral ainda conta com:

Foto: Divulgação

Medidas e capacidades

Confira também: Cherry Tiggo 9 2024 de 7 lugares vendido pelo preço de Onix é sonho de quem quer um SUV barato

Sair da versão mobile