GARAGEM 360

Nada de falha mecânica ou via: fator humano ainda ocasiona 90% dos acidentes de trânsito no Brasil

90% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados ao fator humano - Foto: Freepik

A segurança no trânsito é um tema de grande preocupação. Apesar dos avanços tecnológicos e de infraestrutura, os acidentes de trânsito no Brasil permanecem como um problema crônico. 

90% dos acidentes de trânsito no Brasil são relacionados a falhas humanas – Foto: Freepik

 

90% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados ao fator humano

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes de trânsito estão relacionados a falhas humanas, que ocorrem por desatenção do condutor ou desrespeito às normas de trânsito. 

Excesso de velocidade, uso do celular ao volante, falta de equipamento de segurança (cinto, capacete ou cadeirinha infantil), consumo de álcool antes de dirigir são algumas das principais causas de acidentes. 

Além disso, somente 5% dos acidentes estão relacionados a falhas no veículo. Ainda assim, como manutenções preventiva e corretiva são responsabilidades do condutor, até mesmo as falhas no veículo estão associadas ao fator humano.

Ou seja, somente 5% das ocorrências não estão ligadas ao comportamento dos motoristas. Esses 5% são de problemas ligados ao “Fator Via”, quando há estradas mal sinalizadas, mal projetadas ou mal conservadas.

Leia também:

Fim dos acidentes: nova tecnologia pode acabar de vez com atropelamentos

Quais as principais causas de acidente de trânsito?

Já o Boletim de Acidente de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal revela as principais causas de acidentes de trânsito em 2024:

 

Sair da versão mobile