GARAGEM 360

Nova gasolina terá mais etanol em sua concentração, mas o que muda?

Gasolina com mais etanol (Imagem: Ministério de Minas e Energia)

Em breve devemos ter gasolina com mais etanol chegando às bombas de todo o país. A medida federal que visa aumentar a proporção tem diversos objetivos, que vão desde incentivar a indústria nacional até a busca por maior sustentabilidade.

Brasil é grande produtor de etanol e agora deve aproveitar isso para tornar gasolina mais limpa e barata (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Gasolina com mais etanol vem como solução ideal para o mercado nacional

No dia 14 de setembro deste ano foi dado um passo importante para a história dos combustíveis no Brasil. Isto porque o Governo Federal apresentou e assinou o Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro, uma iniciativa que visa alterar  a composição da gasolina nacional.

A proposta tem como objetivo aumentar os limites mínimo e máximo do teor de etanol anidro na gasolina. Assim, altera os atuais 18% a 27,5% para 22% a 30%.

Além dos efeitos diretos percebidos por essa alteração, há ainda alguns que não se percebem diretamente. Entre eles, incentivar a pesquisa e desenvolvimento de motores à combustão mais eficientes.

Porque colocar mais etanol na gasolina?

O que acha da gasolina com mais etanol, será que realmente vai aliviar um pouco os bolsos e o meio ambiente? Medidas assim são sempre bem-vindas e, se unidas a outros esforços, devem trazer frutos concretos para nosso planeta e os motoristas.

Sair da versão mobile