GARAGEM 360

Piloto quebra recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada

Piloto quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada - Foto: Divulgação/ SpidCup

A quarta etapa da SpidCup, realizada em Itatiba (SP), foi marcada por feitos históricos e um show de adrenalina. O maior campeonato de velocidade do Brasil reuniu 170 participantes, mas um desses pilotos quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada.

Piloto quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada – Foto: Divulgação/ SpidCup

 

Piloto quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada

Sidnei Grandão Frigo percorreu os 201 metros da pista em 3 segundos e meio, atingindo a impressionante marca de 347 km/h. Com a marca, o piloto detém o recorde mundial (exceto nos Estados Unidos), na categoria ProMod. 

Competem na categoria de arrancadas Pro Mod veículos dragsters. Os dragsters são veículos leves, reconhecidos pelos longos entre-eixos e motores muito potentes, desenvolvidos especialmente para provas de arrancadas. 

Esses carros são equipados com motores com potência entre 3.000 e 4.000 HP, podendo alcançar velocidades superiores a 400 km/h nos 400 metros de pista. 

Grandão, que já possui larga experiência em arrancadas, inclusive em provas americanas, afirmou que o carro está bem alinhado e com temperatura na casa dos 18 graus. 

“Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que cabe na câmara de combustão do motor e, consequentemente, a potência do carro será maior.”  

Mais recordes quebrados

Além do recorde na categoria ProMod, outros quatro foram quebrados na SpiCup:

Não só recordes foram quebrados na etapa de agosto da SpiCup. Uma final inédita formada por duas mulheres esquentou a disputa da categoria Dianteira Turbo Light.

Fabiola Dalbo e Michele da equipe Meninas Racing representaram muito bem em um esporte de predominância masculina. Mas como só uma poderia sair vencedora, deu Fabíola, vencedora e nova recordista com a marca de 5,437 segundos. 

A 4ª etapa da SpidCup contou com 170 pilotos inscritos, um número nunca antes evidenciado na competição de arrancada do país. 

O evento também contou com apresentação em duas rodas e de forma tímida as motos também estão conquistando seu espaço na prova de arrancada. Em um futuro próximo, a organização deve criar uma categoria para os pilotos da Drag Bike.

Leia também:

Carro mais rápido do mundo bate novo recorde de velocidade

Quais as próximas etapas da SpidCup?

Serão mais duas etapas para definir os os campeões da temporada 2024 da SpidCup:

Sair da versão mobile