GARAGEM 360

Ram 2500 2021: tudo sobre a gigante picape norte-americana

Ram 2500

A picape Ram 2500 está sendo vendida na configuração Laramie e está custando R$ 427.990. Porém, apenas motoristas com CNH tipo C pode dirigí-la (Foto: Divulgação/RAM)

Alguns tipos de carros marcam a rica cultura norte-americana de veículos. Um deles são as picapes. Alguns dos modelos mais famosos são feitos por lá. A Chevrolet, por exemplo, fabrica a Colorado e a Silverado. Já a “Linha F” é bastante vendida por lá. Outro veículo bastante conhecido é a Ram 2500.

Este modelo era fabricado pela Dodge e ganhou identidade própria há um tempo. Por aqui, ela é conhecida por conta do seu tamanho e restrições.

Foto: Divulgação/RAM

Tudo sobre a Ram 2500 2021

A maior picape disponível em nosso mercado. Não é de hoje que a Ram 2500 roda pelas ruas do Brasil. Ela costumava ser uma opção maior (e mais sofisticada) da antiga Dodge Dakota. Depois, decidiu seguir carreira solo e o nome Ram passou a ser da divisão de comerciais leves e picapes do Grupo Chrysler.

Atualmente, o veículo está em sua quinta fase – contando os modelos da antiga Dodge. Ela chegou por aqui no começo de 2020. Na linha 2021, ela está sendo vendida na configuração Laramie e está custando R$ 427.990. Na América do Norte, ela tem a concorrência da Chevrolet Silverado e Ford F-250.

Leia mais: Testamos: Jeep Renegade Trailhawk vale o preço alto?

Entretanto nem todos os brasileiros podem dirigi-la. E não estamos falando apenas por conta dos preços exorbitantes. Como ela tem peso bruto de 3.506 kg, ela é considerada um caminhão. Ou seja, apenas motoristas que possuem habilitação categoria C (ou superior) podem conduzir o veículo. A opção da marca para quem tem a CNH tipo B é a RAM 1500.

Foto: Divulgação/RAM

As dimensões deste veículo são:

A última atualização deixou ela um pouco mais moderna. Na dianteira, por exemplo, a montadora fez mudanças na grade, no capô, nos para-choques e nos para-lamas. O logotipo da marca ganhou um espaço no centro da grade.

Seu conjunto ótico é formado pelos faróis de LED (com luzes de condução diurna) e os faróis de neblina. Boa parte da traseira também foi modificada. A inscrição RAM é uma das novidades. Para quem pensa em usá-la para o trabalho, a caçamba tem volume de 1.280 litros.

Interior

Foto: Divulgação/RAM

Uma picape boa para o trabalho e para a cidade. O conforto interior oferecido pela Ram 2500 é igual (ou melhor) de um SUV premium. Sem falar do requinte de suas peças. Tanto os bancos quanto os painéis de porta são revestidos em couro e Alcântara.

Foto: Divulgação/RAM

Ao centro do painel, a chamativa central multimídia Uconnect 4C de 12 polegadas. Seu desenho faz lembrar alguns outros modelos, como a Fiat Toro e a linha atual da Volvo. E aqui você pode fazer muito mais que emparelhar seu smartphone (com o Android Auto e o Apple Carplay). Os comandos do ar-condicionado, por exemplo, são feitos nela. Assim como o navegador GPS. É possível ainda ver as imagens transmitidas pela câmera 360º.

Conjunto mecânico

Foto: Divulgação/RAM

Para movimentar um gigante, um motor poderoso. A Ram 2500 está equipado com um motor 6.7L Cummins Turbodiesel. Sua potência máxima é de 365 cv a 2.600 rpm e torque de 110,7 kgfm a 1.800 rpm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. De acordo com a montadora, este câmbio traz um solenoide de força variável.

Para melhorar a experiência, o motorista pode escolher entre tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. A suspensão dianteira possui braço triplo com barra Panhard. Já a traseira traz braço quíntuplo.

Ram 2500: Itens de série

Foto: Divulgação/RAM

O pacote de itens de série da Ram 2500 2021 é farto. Dentre equipamentos de segurança, conforto e estilo, podemos destacar:

 

Sair da versão mobile