GARAGEM 360

Rumo ao futuro: marca cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos

Brasileiros estão dispostos a comprar carros autônomos, aponta pesquisa

Em carros autônomos, motorista não precisa prestar atenção à pista (Foto: Unsplash)

A Ford anunciou nos Estados Unidos a criação da Latitude AI, nova subsidiária totalmente controlada pela marca para focar no desenvolvimento de um sistema de direção autônoma para a sua nova geração de veículos. O objetivo é desenvolver uma tecnologia de carros autônomos, com assistência capaz de controlar o veículo sem que o motorista precise manter as mãos no volante e a atenção na pista.

Saiba como a Ford pretende desenvolver tecnologia de carros autônomos

Latitude reúne time de ponta em tecnologia para carros autônomos (Foto: Divulgação/Ford)

Com a Latitude AI (sendo AI a sigla em inglês para Inteligência Artificial), a Ford está montando um time de ponta em aprendizado de máquina, robótica, software, sensores, engenharia de sistemas e gerenciamento operacional.

O objetivo é ampliar os seus esforços para o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma – incluindo os avanços do Ford BlueCruise, sistema de direção sem as mãos que já soma mais de 80 milhões de quilômetros rodados em rodovias autorizadas da América do Norte.

A Latitude pretende reinventar a experiência do cliente, automatizando a direção nos momentos em que ela pode ser tediosa, estressante e desagradável – como em tráfego pesado ou trechos longos de rodovias. O motorista médio nos Estados Unidos passa quase 100 horas por ano parado no trânsito, segundo dados da empresa de análise de transporte Inrix.

O diretor de tecnologia e desenvolvimento de produtos avançados da Ford, Doug Field, diz que a Ford vê a tecnologia de direção autônoma como uma oportunidade para redefinir a relação das pessoas com os veículos: 

“Os clientes que usam o BlueCruise já estão experimentando os benefícios de dirigir sem as mãos. A profunda experiência e talento da equipe da Latitude vai nos ajudar a acelerar o desenvolvimento da nova tecnologia de direção autônoma – não só para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e menos estressantes, mas também para que os nossos clientes possam aproveitar melhor o seu tempo.”

Tela do Blue Cruise, sistema de assistência à direção da Ford (Foto: Divulgação/Ford)

A criação da Latitude faz parte da mudança estratégica da Ford, feita no ano passado, de se concentrar nas tecnologias de direção autônoma para veículos de propriedade pessoal. A Ford contratou cerca de 550 funcionários, para atuar nas áreas de aprendizado de máquina e robótica, plataformas na nuvem, mapeamento, sensores e sistemas de computação, operações de teste, sistemas e engenharia de segurança. 

A equipe da Latitude desenvolveu grande parte da sua experiência em direção autônoma, incluindo ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura, e também em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

“Acreditamos que a tecnologia de direção autônoma vai ajudar a melhorar a segurança e trazer experiências totalmente novas para os clientes, que reduzem o estresse e, no futuro, permitirão ao motorista usar o seu tempo como achar melhor”, disse Sammy Omari, diretor executivo de Tecnologias ADAS da Ford, que também vai atuar como CEO da Latitude. 

“A experiência da equipe da Latitude complementa e aprimora ainda mais a equipe global interna de ADAS da Ford para o desenvolvimento de futuras tecnologias de assistência ao motorista, trazendo os vários benefícios da automação”, afirma Omari.

A Latitude ficará sediada em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, com centros de engenharia adicionais em Dearborn (Michigan) e Palo Alto (Califórnia). A empresa também terá uma pista de testes de velocidade em Greenville, na Carolina do Sul.

Sair da versão mobile