GARAGEM 360

Saiba como declarar a COMPRA do seu automóvel no IR 2023

Saiba como declarar a COMPRA do seu automóvel no IR 2023

Saiba regularizar a compra do novo bem no IR 2023 (Foto: Pixabay)

Quem adquiriu carro em 2022 precisa declarar a compra do seu automóvel no IR 2023. Neste ano, o prazo para registrar os bens – ou seja, a entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) – vai até o dia 31 de maio. Se você está nessa situação, veja a seguir como regularizar o seu novo patrimônio.

Confira, passo a passo, como declarar a compra do seu automóvel no IR 2023

Após a alegria de comprar o carro novo, chegou a hora de declará-lo no IR 2023 (Foto: Paulo Bareta/Stellantis)

Para declarar a compra de automóveis na DIRFP, é preciso descrever os dados referentes à compra na ficha de “Bens e Direitos”.

Siga as etapas abaixo:

  1. Selecione o código 01 – “Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc”;
  2. Preencha o código do Brasil (105) e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) , seja o carro financiado ou já quitado;
  3. Informe no campo “Discriminação” os dados do veículo, como cor, marca, ano e modelo. Também insira o valor pago como entrada, o banco que está financiando a compra ou se pagou à vista. Este campo é de livre preenchimento.
  4. Deixe em branco o campo “Situação em 31/12/2021” caso o veículo tenha sido adquirido em 2022. Agora, se tiver sido comprado antes, repita a informação inserida na declaração do IR do ano anterior.

Um dos erros mais comuns cometidos por contribuintes é colocar o valor de mercado (por exemplo, o preço da tabela Fipe) e não o total efetivamente pago. Para evitar problemas futuros, siga os passos descritos acima.

Como declarar compra de veículo por financiamento

Programa IRPF 2023 está disponível no site da Receita Federal (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Se a compra do veículo tiver sido financiada, no campo de “Bens e Direitos” deverá ser informado tão somente o valor efetivamente pago em 2022. Caso o veículo tenha sido comprado antes, esse valor somado ao total das parcelas pagas em anos anteriores.

Em outras palavras, o campo “Situação em 31/12/2022” deve refletir o desembolso total com entrada e prestações, devendo ser informado, na aba “Discriminação”, que o veículo foi financiado.

Como declarar compra de veículo por consórcio

Se o veículo foi comprado por meio de um plano de consórcio, você deve percorrer os seguintes passos na declaração do IR 2023:

  1. Caso o carro não tenha sido sorteado ainda: Informe todo o gasto com o consórcio na ficha “Bens e Direitos” no código “95 – Consórcio não contemplado”;
  2. No caso de já ter sido sorteado: Abra, na ficha “Bens e Direitos”, um novo item sob o código “01 – Veículo automotor terrestre”.

Confira também como declarar a venda de um automóvel no Imposto de Renda 2023!

Sair da versão mobile