GARAGEM 360

Saiba quais multas de trânsito podem ser parceladas e como fazer 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aponta o parcelamento como uma das alternativas para efetuar o pagamento de multas aplicadas pelo órgão. A autarquia orienta o motorista interessado a recorrer a uma das empresas credenciadas para parcelar o pagamento das autuações e débitos do veículo, o que pode ser feito em até 18 vezes.

(Foto: Murray)

Saiba como parcelar multas de trânsito em até 18 vezes

O parcelamento pode se efetuado com cartão de crédito ou débito. Atualmente, 12 instituições financeiras estão credenciadas para realizar o serviço, que é válido somente para as multas aplicadas pelo Detran-SP e outras taxas do departamento. 

Dessa forma, o parcelamento não contempla débitos relacionados a infrações aplicadas por órgãos de trânsito municipais ou rodoviários – como CET e DER –, os débitos inscritos na dívida ativa, os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa e débitos relativos a veículos licenciados em outros Estados.

As empresas apresentam planos de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando ao titular do cartão conhecer previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento. Assim, ele poderá decidir pela opção que mais lhe agrada, conforme o previsto em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Antes de efetivar o pagamento, é aconselhável fazer uma minuciosa pesquisa de mercado. As empresas oferecem o parcelamento em 12 ou até 18 vezes e cobram taxas de juros que podem variar de 3% a 20%, de acordo com o valor total de débitos e a quantidade de parcelas.

O Detran-SP ressalta que esse tipo de operação é uma negociação particular e independente, realizada entre o titular do cartão e a instituição responsável pelo parcelamento. No portal do departamento, há uma lista com as empresas credenciadas e homologadas pelo Detran.SP para a realização da transação.

(Foto: Pixabay)

Saiba quais são as empresas atualmente credenciadas pelo Detran-SP

(Foto: Pixabay)

Veja algumas taxas e infrações do Detran-SP que podem ser parceladas

Sair da versão mobile