GARAGEM 360

Toyota dá mais um passo rumo ao uso do hidrogênio como combustível

Toyota dá mais um passo no uso do hidrogênio como combustível

Toyota Mirai é o primeiro carro a hidrogênio do mundo (Foto: Divulgação/Toyota)

Maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota Motor Corporation tem sido reconhecida, no últimos anos, por sua posição de não fazer dos veículos elétricos sua única aposta para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Desde junho de 2021, a montadora trabalha com a prefeitura de Fukushima, no Japão, para o desenvolvimento de novas cidades usando hidrogênio como base. Agora, a Toyota dá mais um passo no uso do hidrogênio como combustível. Confira.

Veja como a Toyota desenvolve o uso do hidrogênio como combustível

Estação de geração de energia a partir do hidrogênio (Foto: Divulgação/Toyota)

Como parte desses esforços, a Toyota tem colaborado com o Grupo Denso, também japonês, para usar o hidrogênio junto com energia renovável para descarbonizar instalações industriais.

A montadora desenvolveu, recentemente, um novo equipamento que produz hidrogênio a partir da eletrólise da água usando a bateria e outras tecnologias do Mirai – o primeiro carro movido a hidrogênio produzido em escala comercial no mundo, a partir de 2015. O equipamento entrará em operação em março em uma fábrica da Denso, que servirá como um local de implementação de tecnologia para promover seu uso generalizado daqui para frente. 

A empresa vai acelerar seus esforços para construir um modelo de equipamento de eletrólise, produzindo hidrogênio limpo para queimá-lo em um dos fornos a gás da fábrica. Além disso, a Toyota divulgará os detalhes de seus esforços para construir esse modelo de utilização de hidrogênio, com o objetivo de expandir a implementação para a população de outras indústrias e regiões.

A utilização de hidrogênio na Denso Fukushima será implementada como um projeto subsidiado pela Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO).

A Toyota posicionou o hidrogénio como um combustível crítico para a promoção de iniciativas destinadas a reduzir as emissões de CO2 para contribuir nos avanços rumo à neutralidade de carbono. 

Ao fazer isso, a marca visa promover o uso de hidrogênio não apenas por meio de carros elétricos com célula de combustível (FCEVs) – automóveis de passageiros, caminhões comerciais e ônibus –, mas também por meio do uso generalizado de produtos com célula de combustível (FC), como o desenvolvimento e operação de teste de geradores estacionários. 

Toyota Mirai/Sora, ônibus movido a hidrogênio que roda em caráter experimental em Fukushima (Foro: Getty Images)

Para isso, a Toyota está trabalhando com vários parceiros da indústria nas áreas de produção, transporte, armazenamento e uso de hidrogênio. No futuro, a Toyota espera contribuir para expandir as opções de produção de hidrogênio a partir do biogás gerado do esterco de gado na Tailândia, além de desenvolver equipamentos de eletrólise.

O equipamento de eletrólise, que utiliza a bateria FC do ônibus Mirai/Sora FC, foi recém-desenvolvido e aproveita a tecnologia que a Toyota cultivou ao longo de muitos anos de desenvolvimento do FCEV.

Sair da versão mobile