GARAGEM 360

Valorize o seu carro usado ou seminovo na hora de revender

carro usado

s automóveis seminovos e os Os carros usados se tornaram os protagonistas e o número de vendas cresceu nos últimos meses (Foto: Unsplash.com)

O mercado automotivo vive um momento bastante complicado. A pandemia mexeu muito com o setor nos últimos meses. Os preços dos carros 0km, por exemplo, não param de crescer. Com isso, o carro usado e seminovo se tornou o protagonista e o número de vendas cresceu!

E as pessoas quem desejam/precisam revender seu carro usado ou seminovo pode seguir alguns passos para conseguir um bom negócio.

Apesar do crescimento dos preços durante o primeiro semestre (13,04% nos usados e 9,75% nos seminovos, de acordo com a KBB Brasil), os números deste mercado foram positivos no último mês. De acordo com a Fenabrave, foram comercializados 1.061.013 veículos. Um crescimento de 6,83% com relação ao mês de junho. Isso mostra que o mercado está aquecido.

Foto: Pixabay.com

Como valorizar o carro usado ou seminovo na hora de revender

Do mesmo modo que existem pessoas que estão querendo comprar carros usados, outras pessoas desejam revender seus veículos. Mas não é tão fácil. Além das burocracias envolvidas, alguns outros detalhes precisam ser levados em conta. Principalmente na hora de definir o preço do veículo.

“Embora isso pareça ser algo simples, é preciso se atentar a alguns aspectos importantes para não errar na precificação do seu veículo e conseguir um bom negócio”, diz Diego Fischer, CEO da Carupi.

Foto: pixabay.com

E alguns deles são bem básicos. Um deles é justamente saber quanto o seu veículo está valendo no mercado. Fischer explica que os modelos possuem valores máximos e mínimos de revenda. Ele diz que por mais que o ideal seja conseguir algo perto do valor máximo, alguns fatores podem fazer com que o valor sofra variações.

Um dos principais requisitos é o ano-modelo e da quilometragem. Automóveis mais novos e com uma quilometragem menor tendem a custar mais que os mais velhos e com quilometragem mais alta.

Leia mais: 5 carros usados até R$ R$ 20 mil que podem ser uma boa; confira

Foto: Divulgação/Audi

A conservação da pintura e a cor da carroceria também pode ser levada em conta. Carros de cor vermelha são os que menos perdem valor. Na sequencia vem os de cor prata e cinza. Na outra ponta, cores mais chamativas e carros de cor preta são os que mais desvalorizam.

Especialistas ainda apontam outros fatores que precisam ser levados em consideração:

Como aumentar o valor de revenda?

Foto: Pixabay.com

Mas não é só saber quanto que o mercado está pagando que é importante. Outras dicas podem ser usadas para aumentar o valor de revenda ou, até mesmo, fazer com que os fatores que desvalorizam sejam amenizados. Você pode, por exemplo, fazer com que o veículo esteja com a mecânica em ordem.

Diego Fischer também conta que as revisões também são um ponto forte. Ainda mais se forem feitas em concessionárias. O estado do interior do carro usado ou seminovo também precisa ser pensado.

Foto: Pixabay.com

Hoje em dia, a internet tornou as coisas mais fáceis. É possível encontrar diversos sites especializados em classificados de automóveis. A Webmotors é um exemplo disso. O Icarros idem. Fischer explica que definir um canal de vendas e fotos de qualidade podem ajudar a valorizar o carro. Outras plataformas podem ser úteis para te ajudar na hora de cuidar das burocracias.

 

Sair da versão mobile