GARAGEM 360

Veja se o SEU NOME está na lista de motoristas que tiveram CNH SUSPENSA

Veja se o SEU NOME está na lista de motoristas que tiveram CNH SUSPENSA

Motorista com nome na lista está impedido de dirigir por 12 meses (Foto: Shutterstock)

A  lista oficial dos motoristas que tiveram a CNH suspensa, elaborada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), está disponível para consulta na internet. O motorista que tiver o seu nome na lista está proibido de dirigir ou ficará sujeito a novas penalidades, segundo a autarquia. 

A CNH pode ser suspensa por vários motivos. O mais comum é o excesso de pontos na CNH devido a infrações cometidas pelo motorista nos últimos 12 meses.

Saiba como consultar a lista de motoristas que tiveram CNH suspensa

Suspensão da CNH atinge motoristas que se recusaram a soprar o bafômetro (Foto: Adobe Stock)

No caso específico, os motoristas relacionados pelo Detran-DF estão com a CNH suspensa por um período de 12 meses, devido a infração aos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – dirigir sob a influência de álcool ou recusar o teste do bafômetro. 

A penalidade será inscrita no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), contendo a data do início e do término do cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir – período durante o qual o motorista deverá realizar o curso de reciclagem, submetendo-se ao respectivo exame.

Segundo o Detran-DF, “Cumprido o prazo de suspensão do direito de dirigir, caso o condutor não realize ou seja reprovado no curso de reciclagem, deverá ser mantida a restrição no Renach, sendo impeditiva para devolução ou renovação do documento de habilitação, impressão de 2ª via do documento de habilitação físico ou emissão de Permissão Internacional para Dirigir (PID”.

A lista, que contém 153 nomes, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última terça-feira (28). Para fazer a consulta, clique em ‘diários anteriores’, selecione ‘2023’, depois ‘Fevereiro’ e então clique sobre ’28/02’. Um arquivo no formato PDF vai abrir numa nova janela do navegador. A lista com os nomes aparece nas páginas 25, 26 e 27.

Os motoristas têm 30 dias, contados a partir da notificação (ou seja, até o dia 28 de março), para recorrer da decisão junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Confira quais infrações levam o motorista a ter a CNH suspensa

Excesso de multas leva à CNH suspensa (Foto: Antonio Diaz/Shutterstock)

Na maior parte dos casos, o motorista tem a habilitação suspensa por estourar o limite de pontos estabelecidos pelo CTB. São eles:

É preciso fica atento à lista das infrações consideradas gravíssimas, que além dos 7 pontos na CNH resultam em multa de até R$880,41:

Infrações autossuspensivas

O CTB traz, também, uma extensa relação de infrações autossuspensivas – ou seja, infrações que quando cometidas causa a imediata suspensão da CNH:

Além da suspensão da CNH, essas infrações resultam em multa de até R$ 5.869,40.

Sair da versão mobile